A mastigação envolve atividades neuromusculares e digestivas. Sua função é triturar o alimento em pequenas partículas, preparando-o para a deglutição (ato de engolir) adequada e depois para a digestão. Sendo assim, mastigar é a função estomatognática mais importante e também proporciona força e função necessárias para o desenvolvimento normal dos ossos maxilares.
A mastigação tem três fases e são elas:
I. Incisão (mordida): fase de apreensão do alimento, a intensidade da contração muscular se eleva e nesta fase ocorre grande secreção salivar.
II. Trituração: executada pelos dentes pré-molares reduz o alimento em partículas menores. A salivação intensa ajuda na formação do bolo alimentar.
III. Pulverização: nesta fase os alimentos são reduzidos em partículas ainda menores, sendo esse processo realizado pelos molares. Os movimentos da mandíbula são variados e de menor amplitude.
A Central da fonoaudiologia dispõe de profissionais habilitados a auxiliar pacientes na maneira correta de mastigar, proporcionando-lhes assim, melhor qualidade de vida. Para mais informações, entre em contato pelo site ou pela central de atendimento. |