Muitas das pessoas que nasceram com o "dom" do canto, tendem a achar desnecessário fazer aulas de canto ou acompanhamento com um fonoaudiólogo. O que elas não imaginam, é que além de já possuirem o privilégio da afinação, a voz necessita de cuidados especiais e até de alguns ajustes e aprimoramentos para que possa assim, ser aproveitada em toda sua plenitude.
Cantar é uma atividade que requer ajustes específicos das estruturas envolvidas na produção da voz, para não "machucar" as cordas vocais. Portanto, é fundamental trabalhar a respiração costo-diafragmática, pois ela é a parte responsável pela emissão da voz cantada, além de dar atenção à alimentação e ao exercício e descanso do corpo.
Sempre beber água, alimentar-se de leguminosas e frutas, especialmente de maçã, que funciona como uma “limpadora natural" da boca e faringe, pois além de promover um exercício de aquecimento ao mastigar, ainda retira as secreções que dificultam a vibração das pregas vocais. Estar atento à frequência da voz, evitando gritos, também auxilia nesses cuidados.
O Fonoaudiólogo auxiliará o cantor com alguns exercícios específicos, não interferindo na escolha do repertório, mas esclarecendo as possibilidades da voz, localizando a frequência confortável e a tessitura (conjunto de sons que melhor convém à voz) adequada e trabalhando a articulação, visando a abertura vertical e a precisão sonora dos fonemas. Massagem digital na laringe depois de cantar ou antes de dormir, promove a vasodilatação, que possibilita maior relaxamento noturno e consequentemente, uma qualidade vocal mais satisfatória para os dias em que o uso da voz será intensivo.
A Central da Fonoaudiologia dispõe de profissionais habilitados em tratar problemas vocais. Para mais informações entre em contato pelo site ou pela nossa central de atendimento. |