Traqueostomia é um procedimento cirúrgico realizado em decorrência de câncer de laringe, em que é necessário abrir um orifício externo na garganta para permitir a passagem de ar.
A partir deste procedimento o paciente passa a respirar através de uma cânula que é colocada neste orifício, sendo então um atalho para o paciente que precisa da ajuda de aparelhos para respirar.
A traqueostomia é um recurso que além de contornar uma obstrução das vias aéreas, ainda ajuda na remoção de secreções brônquicas, entre outras vantagens como:
- Proteção da via aérea contra eventuais aspirações e possíveis engasgos;
- Respiração de forma mais cômoda, chegando aos brônquios mais facilmente;
- Facilidade de remoção dos aparelhos de respiração mecânica, entre outros.
A intervenção fonoaudiológica inicia-se desde o pré-operatório, quando o fonoaudiólogo busca orientar o paciente sobre os mecanismos de voz, as mudanças sofridas e consequências desse procedimento, bem como em apresentar propostas disponíveis de auxílio à reabilitação, até o pós-operatório quando as mudanças afetam o paciente não só física, mas também psicologicamente.
O tratamento com o fonoaudiólogo irá promover a reabilitação do paciente nas questões vocais (a chamada fala esofágica) e de deglutição. Sobretudo a voz, é a questão mais traumática a ser trabalhada com o paciente, uma vez que a impossibilidade de falar delimita a interação do traqueostomizado com a família, sociedade, etc.
Logo, o fonoaudiólogo não se limita a apenas orientar e tratar o paciente, mas também a motiva-lo até o caminho da reabilitação.
Central da Fonoaudiologia para Traqueostomia
A Central da Fonoaudiologia dispõe de profissionais habilitados e especializados no tratamento domiciliar para pacientes em quadro de traqueostomia, levando até eles todos os equipamentos necessários para cada sessão e oferecendo um tratamento humanizado, sempre respeitando as limitações individuais. Para obter mais informações, entre em contato com nossa central de atendimento e agende uma pré-consulta grátis. |