Muda incompleta ou ausência de muda vocal

MAIS
INFORMAÇÕES
Marcação Fonoaudiologia em Casa
Marcação Equipe da Central
Marcação Central na Mídia
Marcação Tratamentos
Marcação Aparelhos e Equipamentos
Marcação Dicas de Saúde
Marcação Depoimentos Sobre a Central
Marcação Rede de Parceiros
Marcação Perguntas Frequentes
Marcação Pesquisa de Satisfação
Marcação Trabalhe Conosco
ESPAÇO
DO CLIENTE
Para acessar, digite seu email e senha abaixo:
esqueci minha senha
 › 
Muda incompleta ou ausência de muda vocal
segunda-feira, 18 de maio de 2015
MUDA INCOMPLETA OU AUSÊNCIA DE MUDA VOCAL

Compreende-se por muda vocal, a passagem da voz infantil para a voz adulta; processo que ocorre durante a puberdade. É comum que a mudança na voz ocorra entre os 11 e 15 anos de idade, tanto para os meninos quanto para as meninas, estando essa mudança vocal relacionada basicamente a fatores psicológicos, anatômicos e fisiológicos, que farão total diferença no desenvolvimento funcional da laringe, nesta fase da vida.

Espera-se que durante esse período, a voz dos meninos apresente mudança mais viril, para o grave, enquanto nas meninas, apenas uma ligeira muda aconteça, deixando o timbre infantil para trás e passando para um mais adulto.

O distúrbio mais comum é a muda vocal incompleta, que caracteriza-se por alternações da voz, entre o grave e o agudo, em que muitas vezes o adolescente fala como um jovem de 20 anos ou como um menino de 10. Entretanto, é normal que essas alternâncias ocorram, desde que uma vez que se inicie, com certo tempo, alcance a harmonização e estabilização da voz na nova frequência.

Em casos mais raros, porém não impossíveis de acontecer, a voz permanece infantil, sem nenhum sinal de alteração para o grave, mas o distúrbio mais comum mesmo, é quando a voz permaneça com os altos e baixos, sem estabilização.

O timbre e as características próprias de cada voz, somente surgem com o tratamento, visto que o organismo busca a normalidade; seja no posicionamento das estruturas laríngeas, seja no padrão vocal propriamente dito.

O tratamento fonoaudiológico se dará através de intensos exercícios vocais que, num primeiro momento, podem ocasionar rouquidão, falta de ar e desconforto na região laríngea. Entretanto, a continuidade e insistência no tratamento, fazem com que os desconfortos desapareçam e a voz torne-se pouco a pouco mais impostada, até que finalmente se atinja o padrão esperado.

A fase conhecida pela fonoaudiologia como "fixação" ou "automatização", costuma a parte mais difícil do tratamento, mais até que a própria colocação da voz, pois é quando o adolescente ou jovem adulto deverá usar a nova voz nas situações gerais do dia a dia, o que gera certa estranheza, tanto por parte do indivíduo, quanto dos familiares e amigos.

Em suma, o prognóstico de muda vocal incompleta ou ausência de muda vocal, são muito bons. Contudo, o empenho por parte do paciente, torna-se essencial. Consulte um fonoaudiólogo!

Se interessou? Entre em contato com nossa central de atendimento 24 horas e agende o melhor dia e horário de sua primeira sessão.

 

Atenciosamente,

Equipe da Central da Fonoaudiologia.

Solicite uma ligação de nosso
Atendimento

(inclusive aos finais de semana)

 
Procura atendimento domiciliar?
Procura atendimento particular?
Prefiro contato por:
1