Seu bebê ainda parece muito pequeno para passar por tratamento fonoaudiologo? Saiba que algumas medidas tomadas o quanto antes podem solucionar problemas que prejudicariam seu desenvolvimento.
Mamãe fique atenta!
Para a amamentação é importante que a respiração e deglutição estejam em perfeito funcionamento; as três funções em equilíbrio.
Portanto, repare: se o bebê não faz pausas durante a mamada, fica cansado após mamar ou ainda o leite escapa pelas laterais da boca, engasga e fica irritado, está na hora de procurar a ajuda de um profissional.
Como resolver:
Desde o nascimento o bebê já apresenta alguns reflexos de "busca". Quando tem o rosto acariciado, é natural que ele vire o rosto em direção à mão que está o acariciando, na intenção de pegar com a boca e qualquer coisa que leve à boca, ele irá sugar. Isso demonstra a procura do seio materno, na intenção de mamar.
Alguns bebês não apresentam esse reflexo de sucção, o que pode indicar algum problema neurológico. É importante então conversar com o pediatra e a partir daí procurar ajuda de um fonoaudiólogo.
O mais importante é que quanto mais cedo se detecte o problema, mais fácil será o tratamento. É um fato que a dificuldade de sucção também pode estar ligada à língua presa (freio da língua curto). Alguns hospitais dispõem do teste da linguinha para detectar este problema.
A partir daí, o fonoaudiólogo orienta e realiza o acompanhamento no tratamento adequado.
Central da Fonoaudiologia no Tratamento Para Bebês
A Central da fonoaudiologia dispõe de profissionais habilitados a tratar bebês neste quadro, com o objetivo de proporcioná-los um desenvolvimento saudável e melhor qualidade de vida. Mamãe, para mais informações entre em contato pelo site ou pela central de atendimento. |