Pré-consulta grátis. Solicite mais informações

Desenvolvimento da Linguagem

DÚVIDAS NO TRATAMENTO?
Entre em contato com a nossa central de atendimento
  4020-6719
MAIS
ACESSADOS
• AVE/AVC
• Autismo
• Alzheimer
• Síndrome de Down
• DEL
TRATAMENTOS
RELACIONADOS
• Afasia
• Alteração Vestibular
• Demência
• Desenvolvimento da Linguagem
• Desenvolvimento do Vocabulário
• Distúrbios Fonológicos
• Fonoaudiologia para idosos
• Paralisia Cerebral
MAIS
INFORMAÇÕES
Marcação Fonoaudiologia em Casa
Marcação Equipe da Central
Marcação Central na Mídia
Marcação Tratamentos
Marcação Aparelhos e Equipamentos
Marcação Dicas de Saúde
Marcação Depoimentos Sobre a Central
Marcação Rede de Parceiros
Marcação Perguntas Frequentes
Marcação Pesquisa de Satisfação
Marcação Trabalhe Conosco
ESPAÇO
DO CLIENTE
Para acessar, digite seu email e senha abaixo:
esqueci minha senha
 › 
 › 
Desenvolvimento da Linguagem

As crianças começam a se comunicar aos 3 anos e, mesmo sem o desenvolvimento completo da linguagem, se fazem entender durante a conversa com um adulto, dominando a língua materna. Elas desenvolvem a linguagem sem nenhuma instrução prévia, apenas crescem ouvindo os adultos e automaticamente aprendem a falar. Mesmo quando expostas a diferentes ambientes, não se atrapalham linguisticamente.

No entanto, em alguns casos, esse processo de desenvolvimento linguístico não é tão simples. Há crianças que possuem dificuldades em entender o significado das palavras e isso acaba gerando um grande problema na comunicação.

Na escola, é importante que a criança tenha domínio da linguagem, principalmente ao ingressar no ensino fundamental. Esse domínio, aliado ao da língua materna, facilita a aprendizagem e o convívio social do indivíduo. Por isso, é interessante ter em vista que a linguagem não influencia apenas na leitura e na escrita, mas também em suas relações interpessoais.

O diagnóstico desse distúrbio só é possível ser feito aos quatro anos de idade, do mesmo modo, é provável que a identificação de algum distúrbio de aprendizagem só poderá ser feita quando a criança ingressar na escola.

Crianças com distúrbio de desenvolvimento da linguagem que não passam por um acompanhamento fonoaudiólogo desde o início podem manifestar algum impacto em seu desenvolvimento emocional e social, além de dificuldades acadêmicas na adolescência e profissionais quando adultas.

Como consequência dessa dificuldade no domínio da linguagem, a criança pode apresentar-se vulnerável quando se tratar da educação, rendendo menos na escola. Ela se mostra frustrada com a dificuldade em acompanhar as lições na sala de aula e acaba com um comportamento agressivo, faltando com respeito aos professores e colegas.

Sinais para um Distúrbio de Desenvolvimento da Linguagem:

 Fala lenta ou atrasada;

 Dificuldade em formar frases;

 Troca de sons ao falar;

 Inverte a ordem das palavras na frase;

 Dificuldade no aprendizado de novas palavras;

 Dificuldade em relatar algum fato;

 Dificuldade em compreender alguma piada.

Para um diagnóstico é essencial que os pais e professores fiquem atentos a qualquer um destes sinais. A partir disto, o fonoaudiólogo estimula na criança o aprendizado de frases simples e curtas e a compreensão das mesmas, ensinando a não trocar as palavras de posição.

Para conhecer os trabalhos realizados pela Central da Fonoaudiologia você pode entrar em contato conosco e saber como são feitos os tratamentos em domicílio. Para mais informações acesse nosso site ou entre em contato por telefone.

  Dúvidas sobre Desenvolvimento da Linguagem?

Solicite uma ligação de nosso
Atendimento

(inclusive aos finais de semana)

 
Procura atendimento domiciliar?
Procura atendimento particular?
Prefiro contato por:
1