A fonoaudiologia é uma área da saúde um pouco recente. Sua aceitação como formação de curso superior no Brasil, se deu somente no ano de 1981 e desde então, tem trazido contribuições significativas quanto ao desenvolvimento de pesquisas de várias patologias, principalmente em tratamentos específicos que muitas vezes, se atrela a outras especialidades.
Cada dia mais tem-se tornado comum o ‘casamento’ entre especialidades da área da saúde, a fim de proporcionar tratamentos completos e assim auxiliar pacientes portadores de patologias e/ou em pré e pós cirúrgico de cirurgias diversas, a se reabilitar por inteiro.
Não obstante, a fonoaudiologia é uma área que pode se unir a diversas outras especialidades como a odontologia, pedagogia, biologia, psicologia, entre outras.
No caso da interdisciplinaridade entre a fonoaudiologia e a psicologia, a atuação acontece em grande parte, no âmbito da linguagem e educação. Muitas vezes, a causa de problemas levados até o fonoaudiólogo como a gagueira, por exemplo, advém de questões emocionais e psicológicas (em alguns casos) e por isso, deve ser tratada também por um psicólogo.
Em contrapartida, outros problemas levados ao psicólogo como questões ligadas ao equilíbrio emocional, afetividade, associação de ideias, memória, etc., são fatores que influenciam bastante no comportamento fonoaudiológico dos indivíduos e deve ser tratado pelo profissional especializado conjuntamente.
Por razões como esta é que o tratamento multidisciplinar se faz necessário; enquanto uma área trata a função, outra trata a raíz do problema e vice-versa. Procure um profissional.
Achou interessante, entre em contato com nossa central de atendimento 24 horas para mais informações e aproveite para agendar o melhor dia e horário de sua sessão; um profissional irá até você.