Nossa voz é produzida a partir da passagem de ar pela laringe, o que causa a vibração das cordas vocais. Após esse processo, o som criado passa pelas cavidades de ressonância: o nariz e a boca. Conforme envelhecemos, as cordas vocais começam a arquear, causando a flacidez, tremulação, fraqueza e monotonia da voz. Essa condição é conhecida como presbifonia.
Embora seja um processo natural, o nível de alteração depende da qualidade de vida, saúde, hábitos alimentares e cuidados prévios com a voz. O tabagismo é um dos maiores responsáveis pela alteração vocal, principalmente quando é consumido com o álcool, pois a combinação causa choque térmico nas pregas vocais.
O primeiro sintoma é a rouquidão persistente, que dura por mais de três dias. Neste caso, principalmente se o uso de medicamentos indicados pelo médico não solucionarem o problema, é necessário o acompanhamento com um profissional de fonoaudiologia.
Para prevenir a presbifonia, é recomendado o consumo de líquido, principalmente água, pois influencia na lubrificação da laringe. Alimentos de difícil ingestão também devem ser evitados. Para profissionais da voz, é necessário o aquecimento e desaquecimento vocal e exercícios de relaxamento anterior às atividades.
Portanto, a presbifobia moderada é uma condição natural do ser humano e deve ocorrer em algum momento da vida, porém, alterações significativas e desconfortos vocais exigem acompanhamento médico.
A Central da Fonoaudiologia dispõe de profissionais habilitados em tratar problemas vocais. Para mais informações entre em contato pelo site ou pela nossa central de atendimento. |